"Caiado não assume compromisso que não possa cumprir"

Ações do governo estadual ganharam destaque durante participação do secretário Ernesto Roller no programa Ação Repórter, da Rádio Nova Liberdade, de Catalão

O secretário do Governo, Ernesto Roller, foi o entrevistado por Ricardo Peres, Valdeci Barros, Roberto Silva e Luiz Carlos Bordoni, que comandam o programa Ação Repórter, da Rádio Nova Liberdade, de Catalão, na manhã desta terça-feira, dia 15. As ações do Governo de Goiás no enfrentamento à pandemia da Covid-19 e os investimentos nas áreas da Educação, Saúde e Segurança Pública estiveram no pauta da entrevista. 

Entre os destaques da participação do secretário, está a garantia de que o governador Ronaldo Caiado não promete aquilo que não dá pra ser cumprido. “Caiado não dá o “fácil sim” para receber aplauso. Todo compromisso que faz é feito fundado na realidade do que pode cumprir. Todos os convênios celebrados, todas as tratativas estão sendo cumpridas.”

Enfrentamento da Covid

Em relação às ações adotadas pelo Governo de Goiás para enfrentar a pandemia e garantir atendimento médico aos goianos, o secretário afirmou que o governador agiu rápido na interiorização da prestação do serviço e ampliação dos leitos de UTI. “As ações adotadas demonstram o respeito que o governador Ronaldo Caiado tem com o cidadão que precisa do atendimento de Saúde nos municípios. O número de leitos de UTI mais que dobrou no Estado, passando de 259 para quase 600. Além disso, fez o trabalho de interiorização da saúde, o que possibilita que a pessoa não tenha mais de viajar centenas de quilômetros para ter acesso ao atendimento médico. Antes disso, o que tínhamos, em Goiás, era a ambulancioterapia. A estadualização dos hospitais, que começou mesmo antes da pandemia, como no caso do hospital de Formosa, cujo processo teve início em agosto do ano passado, permite que a saúde esteja mais perto do cidadão, no momento em que ele mais precisa. Tão logo assumiu o governo, Caiado colocou os repasses da contrapartida estadual, que estavam atrasados há 13 meses, em dia. E, atualmente, não há qualquer atraso.”  

Prorrogação dos Incentivos Fiscais

Ernesto Roller destacou que o governador trabalha com muita atenção à questão do desenvolvimento regional, atraindo investimentos para as regiões mais carentes do estado. “A manutenção dos incentivos vai permitir que haja o processo do interiorização do desenvolvimento. O governador tem boa relação com o presidente e sua força política tem ajudado na liberação de recursos para questões que são importante para Goiás, como os incentivos fiscais.” 

Educação

Como a área da Saúde, a Educação também sofria com atrasos de mais de 6 meses referentes ao custeio do transporte escolar. O ano de 2019, como explica o secretário, foi de muito trabalho e dedicação para sanear o passivo deixado pela gestão passada. “O governo teve de pagar 14 folhas e meia em 12 meses. Pagar repasses aos municípios que estavam há meses atrasados. E conseguiu vencer o desafio graças a uma política de combate ao desperdício.” 

Convênios com municípios

De acordo com Ernesto Roller, os repasses e convênios com os municípios estão em dia. “Caiado não promete aquilo que não dá pra ser cumprido. Ele não dá o “fácil sim” para receber aplauso. Todo compromisso que faz é feito fundado na realidade do que pode cumprir. Todos os convênios celebrados, todas as tratativas estão sendo cumpridas.”

Desemprego

O secretário Ernesto Roller afirmou que o governo estadual tem sido muito atento à questão do emprego neste momento que a economia mundial sofre os efeitos da pandemia. “A pandemia tem provocado efeitos econômicos em todos os países. Isso é um problema mundial. Aqui em Goiás, o governo tomou medidas de pronto. Destinou recursos da merenda para que alunos tivesse alimento em casa, criou linhas de crédito, tem feito trabalho recorrente de atração de novos investimentos para as mais diversas regiões. Isso fez com o Goiás tivesse o reconhecimento de que está na condição de sair da crise antes dos demais estados. Além disso, pensando adiante, criou a Secretaria da Retomada.”  

Infraestrutura

Os investimento em infraestrutura feitos pelo governo estadual chegaram a Catalão em importantes obras. Como destaque, Ernesto Roller lembrou a recente inauguração do Arco Viário e a operação tapa-buracos na GO-330.  “É o dinheiro do cidadão sendo bem investido. O intuito do governador é promover melhorias e bem-estar aos goianos”, disse.

Agro

Em relação ao agronegócio, Ernesto Roller lembrou que, neste momento, o preço dos alimentos é um problema nacional, que depende de fatores externos de mercado. E disse que o governo goiano está atento e acompanhando o problema muito de perto. O município de Catalão Catalão foi um dos beneficiados com entrega de máquinas do contrato de repasse de patrulha mecanizada e integra a Câmara Técnica e de Conciliação da Cadeia Láctea de Goiás, trabalho desenvolvido pelo Governo de Goiás.

Fakenews

A preocupação com a disseminação de fake news também foi pauta da entrevista. “Vou dizer aqui o que ensino às minhas filhas. Elas sabem que, quando recebem alguma notícia, devem checar a informação numa fonte confiável antes de repassá-la. Fake News é algo perigosíssimo, porque pessoas podem ser levadas ao erro. E a erros que podem custar vidas, que podem custar patrimônio. Por exemplo, recebeu alguma informação que diga respeito ao governo de Goiás, vá ao site oficial do governo e faça a checagem.”

Segurança Pública

Catalão tem experimentado a redução dos índices de violência, como vem acontecendo em todo o estado. De acordo com Ernesto Roller, que aproveitou o espaço para fazer um agradecimento aos servidores de todas as forças de segurança de Goiás, o combate à criminalidade é uma luta constante, um compromisso forte do governador. “São 18 meses sem assalto a banco. De janeiro a junho de 2020, todas as modalidades de crimes violentos seguiram a mesma tendência de queda apresentada em 2019.  Pra vocês terem ideia, tivemos redução de 16,5% em homicídio, de 37% em latrocínio, 35% em roubo de cargas, em mais de 38% em roubo de veículo.”

 

Comunicação Setorial da Secretaria de Estado do Governo (Segov)
www.governo.go.gov.br

Goiânia, 15 de setembro de 2020.