Mutirão nos Bairros: Governo de Goiás leva mais de 40 serviços gratuitos à população

Próxima edição do evento será nos dias 20 e 21 de julho, no setor Vera Cruz 2, em Goiânia

População procura atendimento na tenda central do mutirão.

O Governo de Goiás vai ampliar o número de serviços oferecidos à população durante as próximas edições do Mutirão nos Bairros, evento da prefeitura de Goiânia em parceria com a administração estadual. Sob a coordenação da Secretaria do Governo (Segov), 16 órgãos e unidades serão responsáveis por mais de 40 serviços públicos em diversas áreas, como educação, habitação, segurança pública, meio ambiente e lazer. A assistência em saúde será fortalecida com incremento no número de profissionais e exames. Desta vez, a Secretaria de Estado da Saúde irá contribuir com duas novas especialidades, a de dermatologia e cardiologia.

Outra novidade será o aulão de preparação para o Enem que foi planejado por professores da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) com foco nos estudantes de Ensino Médio. A atividade será aberta ao público, no sábado, das 8h30 às 10h30, no salão da Igreja Assembleia de Deus, ministério Campinas, no Vera Cruz 2, em frente à Praça da Feira. Serão ministradas aulas de redação, química e física, totalmente gratuitas.

Também pela primeira vez, haverá orientação sobre serviços de licenciamento ambiental e outorgas, programas habitacionais e de regularização fundiária, além de divulgação da feira de tecnologia Campus Party, um dos principais eventos do gênero no país.

O atendimento de saúde, que já oferece o serviço de Oftalmologia, terá o reforço de profissionais de Cardiologia e Dermatologia, além de exames de eletrocardiograma e teste de glicemia, que mede a quantidade de glicose no sangue. A ampliação é resultado de um compromisso firmado pelo governador Ronaldo Caiado com o prefeito de Goiânia, Iris Rezende, para aproximar a gestão das pessoas e facilitar o acesso a serviços, muitas vezes disponíveis apenas em horário comercial.

Nos guichês do Vapt Vupt, por exemplo, o cidadão terá acesso ao atendimento do Detran, Ipasgo, Procon, Saneago, Agehab, Goinfra, além de emissão de CPF. Já a Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) vai levar os serviços de emissão de Passe Livre do Deficiente, Passaporte do Idoso, Carteira do Autista, Carteira do Estudante, Carteira de Trabalho e segunda via do Registro Civil, entre outros. Um ônibus com profissionais de Psicologia e Assistência Social fará o acolhimento de mulheres em situação de violência.

            A confecção de carteiras de identidade, a cargo de técnicos do Instituto de Identificação da Polícia Civil, será feita mediante apresentação de certidão de nascimento ou casamento e comprovante de endereço recente. A recomendação é que os interessados cheguem cedo ao local para garantir as senhas. Já o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar ministrarão oficinas e palestras educativas. E a parte da programação destinada ao lazer e à cultura terá batalha de MCs, tênis de mesa e pebolim.

            Esta será a terceira vez que Estado e Prefeitura realizam o evento de forma conjunta. O governador e o vice, Lincoln Tejota, devem participar da cerimônia de abertura do Mutirão, na Praça da Feira, no conjunto Vera Cruz 2,  em Goiânia. No sábado, dia 20, o atendimento será das 8 horas da manhã às 16 horas e, no domingo, das 8 ao meio dia.

Comunicação Setorial da Segov

 

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.