Ernesto Roller faz primeira rodada de encontro com prefeitos

Secretário do Governo recebeu gestores municipais do MDB nesta quinta, 07

Secretário sentado à mesa com prefeitos em reunião

O secretário do Governo, Ernesto Roller, deu início nesta quinta-feira, dia 7, a uma série de reuniões com prefeitos goianos. No encontro com representantes de 22 municípios governados pelo MDB, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, o secretário apresentou o panorama da situação financeira do Estado, esclareceu sobre os rumos do Goiás na Frente e, principalmente, colocou o governo à disposição dos municípios. Na próxima semana, Ernesto Roller deverá se reunir com prefeitos do DEM. 

Ex-prefeito de Formosa, o secretário colocou-se à disposição para atender demandas dos municípios.

“Coloco-me à disposição de vocês. Façam da Segov um ponto de apoio e de interlocução para o que for preciso. Usem a secretaria e saibam que aqui há um ex-prefeito que conhece muito bem as angústias dos gestores municipais. Estamos abertos a parcerias administrativas e políticas, para que possamos construir, em conjunto, um caminho melhor para Goiás, pois nossa responsabilidade é com o cidadão", afirmou o secretário.

A respeito do programa Goiás na Frente, Ernesto Roller explicou que o governo está analisando caso a caso e buscando uma solução jurídico-normativa que assegure que  os prefeitos não venham a responder processos na Justiça por aquilo que não é responsabilidade deles. “Existe uma enorme boa vontade da parte do governo em resolver o problema de forma a não comprometer o CPF dos prefeitos. Se há alguém que tem de ser responsabilizado, com certeza, não é o prefeito."

De acordo com o secretário, o programa foi lançado em 2017 sem que o governo tivesse dinheiro para o que prometeu em investimentos. Assim, o que foi pactuado com os municípios não foi cumprido. Muitos prefeitos, acreditando no programa, deram início a obras, principalmente de pavimentação, que agora estão paradas. Sem dinheiro em caixa, a atual gestão ficou impossibilitada de dar continuidade aos convênios. 

Roller aproveitou o encontro para solicitar aos prefeitos que busquem a Segov e agilizem a resolução dos entraves de seus convênios. Para que os prefeitos não sejam ainda mais penalizados, os contratos estão sendo prorrogados no intuito de facilitar a prestação de contas.  “Fomos provocados pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e fizemos o levantamento de todos os convênios. Mas peço a vocês, prefeitos, que também verifiquem a situação dos seus contratos e nos procurem o mais rápido possível para encontrarmos a melhor solução.” 

Sobre a forma como deverá ser a relação do governo estadual com os municípios, Roller afirmou que, assim que as medidas para melhorar a situação financeira do Estado começarem a dar resultado, o governo terá condições de ajudá-los. E assegurou aos prefeitos que, aquilo que for pactuado pela atual administração, vai ser cumprido. “O governo busca construir soluções para a situação falimentar do Estado. Fizemos cortes significativos e estamos trabalhando junto ao governo federal. Com o caminhar e a melhoria das coisas, nós teremos condições de ajudar os municípios. E tenham a certeza e a tranquilidade de que aquilo que for pactuado com vocês será cumprido.”

A prefeita de Jandaia, Milena Pereira Lopes Moura, agradeceu ao secretário Ernesto Roller pela oportunidade que está dando aos prefeitos de terem um diálogo aberto e direto com o governo. “Meu município ficou 20 anos sem celebrar qualquer convênio com o Estado, nenhum programa de assistência social passava pela nossa Secretaria de Assistência Social, policiais são pagos no meu município por meio do Conselho de Segurança. Espero agora, com o governador Ronaldo Caiado, que o governo olhe com mais carinho para os municípios. Iniciamos bem. A Segov que nos procurou para esse encontro, para termos essa proximidade agora. Estou esperançosa”, afirmou.   

Prefeito de Pilar de Goiás, Sávio Sousa Soares Batista também agradeceu ao secretário Ernesto Roller por esse momento de aproximação com os prefeitos. “A gente sabe da situação difícil que o governador Ronaldo Caiado recebeu esse Estado e vemos a preocupação dos prefeitos que celebraram convênios pelo programa Goiás na Frente. Minha cidade há mais de 20 anos não celebra convênios com o Estado devido a perseguições políticas. Com isso, eu tive a ‘felicidade’ de não ter assinado convênio do Goiás na Frente. Mas eu vejo a sensibilidade de Ernesto Roller de resolver a situação das prefeituras e a vontade do governador de trabalhar pelo Estado de Goiás.”

 

Comunicação Segov